Dilermando Solidária


Para quem desconhece a história do surgimento do Projeto da Campanha da Solidariedade, saiba que tudo começou há cinco anos, quando um grupo de alunas da turma 501 (antiga 5ª série) solicitou orientação e ajuda à Professora representante da turma, Marli Vieira de Oliveira, no desenvolvimento de um projeto de Solidariedade, tal como a ex-professora deles - Eliane de Castro Santos – havia realizado junto as suas turmas, arrecadando gelatinas e leite em pó para o Hospital Mário Kroeff, localizado na Penha (RJ).

A prof.ª Marli Vieira aceitou ajudá-las e foi a partir deste primeiro contato, ocorrido em 2007, que o projeto começou e transcorreu com o mesmo grupo de alunos até 2010. Sob a coordenação da referida professora e a pedido desta, a Casa de Apoio à Criança com Câncer – São Vicente de Paulo foi incluída no projeto, assim como a arrecadação de brinquedos. O grupo de alunas queria expandir o projeto para a escola toda e, assim, foi feito. Ficou estabelecido também que, durante o ano letivo, seriam realizadas duas Campanhas de arrecadação, sendo cada uma no final do semestre (julho e dezembro).

Em julho de 2008, a Professora e a turma responsável pela Campanha realizaram um Concurso de Desenho para a escolha do logotipo da Campanha de Solidariedade da escola. O Concurso foi aberto a toda Comunidade Escolar, mas só o corpo discente (aluno) teve o direito de votar e escolher o melhor logotipo.

Foram apenas Vinte e duas (22) produções artísticas apresentadas, sendo 21(vinte e uma) por alunos e 01 (uma) por uma professora.

O processo de sufrágio (votação) teve início com a exposição dos desenhos, devidamente enumerados, no
Refeitório da escola (pela manhã) e na parede externa da sala da Ramona (à tarde), para apreciação dos alunos e, posteriormente, a escolha através do voto em urna.

A votação foi encerrada minutos antes do término do segundo turno, quando se deu o início da apuração dos votos, no próprio Refeitório, sob a coordenação da Prof.ª Marli Vieira e dos ex-alunos Mayara Bezerra de Lima e Alex Mendes (na época, da turma 1901). Devido o adiantado da hora e a quantidade elevada de votos ainda a ser apurado, as professoras Márcia Ruggi (Coordenadora Pedagógica, na época) e Maria da Graça Cruz (Equipe de Direção) lacraram a urna e guardaram em local apropriado para a retomada da contagem no dia seguinte.

No dia seguinte, prosseguiu-se a contagem dos votos e, após o término da apuração, bem como do registro da mesma, foi divulgado o resultado do sufrágio e a autoria do desenho vencedor, sob a forma de cartaz, no pátio interno da Unidade Escolar.

Mil (1000) alunos participaram da eleição, representando trinta e uma (31) turmas. Os cinco desenhos mais votados e seus respectivos autores foram:

1º Lugar: Kalina Matias da Silva (Turma 1902), com 366 votos;

2º Lugar: Márcia Raposo (Professora - Sala de Recursos), com 111 votos;

3º Lugar: João Felipe L. Silva (Sala de Recursos), com 96 votos;

4º Lugar: Bruna Silva Carvalho (Turma 1801), com 78 votos;

5º Lugar: Igor Ricardo de A. Daltro (Turma 1902), com 76 votos.





Nenhum comentário:

Postar um comentário